O Dia do Nordestino é comemorado em 8 de outubro. E esta data faz homenagem a toda diversidade cultural e folclórica típica da região do Nordeste do Brasil.
Esta região é conhecida pela sua riqueza cultural, além das suas paisagens maravilhosas. Podemos ver a cultura Nordestina na culinária, na música, na dança, nos costumes e na arte, sendo muito conhecida a Literatura de Cordel.
Essa literatura é uma tradicional narrativa do Nordeste brasileiro, sendo não só um elemento da cultura, mas um propagador das tradições da região
O folheto impresso chegou no Brasil no séc. 18 com os colonizadores e rapidamente se misturou com diversas culturas regionais, formando um nova forma de poesia popular: contava histórias dos folclores regionais de maneira simples e com alta propagação.
Seu nome vem da maneira como eram vendidos, pendurados em uma corda, um espécie de varal. Daí o nome: cordel.
Até hoje esse tipo de literatura, escrita em rimas que fazem uma musicalidade nos versos, é de extrema importância para a preservação dos costumes regionalistas, fortalecendo as identidades do Nordeste e promovendo um incentivo à literatura.
Além disso, a literatura de cordel é muito conhecida por suas xilogravuras, as quais ilustram os poemas. Essa técnica se desenvolveu com o cordel e é muito usada uma vez que a matriz do desenho é feita e é possível o imprimir inúmeras vezes.
Ao escrever e imprimir histórias, a xilogravura e o cordel nordestino se tornaram um só elemento e se transformaram em uma linguagem de expressão, contando e documentando uma história.
Quase todos os xilógrafos populares brasileiros provêm ou têm influência do cordel. Entre eles o artista J. Borges.
J. Borges é um famoso artista nordestino conhecido por suas xilogravuras e seus cordéis. Começou o trabalho com xilogravura para ilustrar suas histórias em cordéis, e sua arte representa o cotidiano do cangaço, o amor, a religiosidade popular, entre outros, sempre ligados ao povo nordestino.
São 6 temas, 1 a cada 5 dias. E no final do mês, vamos sortear 3 kits!
Para concorrer aos brindes, você deve seguir a Casa Locomotiva, desenhar os 6 temas, postar no Instagram, marcar a @casalocomotiva, a @papelariauniversitaria, a @lojamonstra e usar a hashtag #desenhaçolocomotiva.
Acompanhe a lista Locomotiva, fique por dentro dos temas e comece a participar do sorteio!