A Arte Digital e como ela surgiu
top of page

A Arte Digital e como ela surgiu

Atualizado: 8 de set. de 2021

Você com certeza já deve ter ouvido falar sobre a Arte Digital. Mas já parou pra pensar em como ela surgiu?


O que é arte digital?

Arte Digital é o resultado do processo criativo que utiliza recursos digitais, tanto para elaboração da obra como também o meio que é apreciada. Nunca se criou tantas possibilidade artísticas como com na arte digital.

Esse tipo de arte é considerado um segmento da arte contemporânea, surgindo à medida que a era digital (ou era da informação) começa a marcar presença no mundo, entre 1950 e 1970, ganhando força na década de 80. As primeiras experiências plásticas feitas em computadores foram realizadas tanto por artistas como por cientistas ou em colaboração entre ambos. Era uma questão de tempo para que os artistas entendessem como usar as novas tecnologias para sua própria produção criativa.


O início da arte digital

Em 1967, dois engenheiros de computação, Billy Klüver e Fred Waldhauer, traduziram uma fotografia de uma mulher nua para uma linguagem gráfica, composta de pixels de computador. O resultado foi a obra “Nude”, que ganhou muito destaque na época sendo a primeira obra na técnica.



Não deixando de citar também o alemão Frieder Nake. Usando um algoritmo e um computador para interpretar matematicamente a pintura “Highroads and Byroads”, do artista Paul Klee, ele transferiu o resultado para uma mesa de desenho.


A direita: “Highroads and Byroads”, do artista Paul Klee A esquerda: Frieder Nake 13/9/65 Nr. 2. “Homage à Paul Klee”. 1965



Na década de 1980, Andy Warhol, figura principal do Pop Art, é contratado para promover o computador "Amiga 1000" e produz uma série de experimentos em arte utilizando-o. Recentemente foram encontrados outras artes digitais de Warhol, mas dessa vez pessoais sem fins comerciais e estão sendo leiloadas como NFT.



Com o passar do tempo, as técnicas foram evoluindo e isso facilitou ainda mais a expansão de novas versões da arte digital. Atualmente, a arte digital tem avançado até mesmo em técnicas interativas, convidando o espectador a ser parte da obra em algumas instalações.


Existem diversas maneiras de expressar esse movimento em ascensão. Os principais tipos de Arte Digital são: Ilustração e desenho digital, que simulam a arte tradicional em programas para tablet e computador; Pixel Art, uma técnica que cria uma imagem por meio da manipulação de pixels; a Animação digital, permitindo que os materiais sejam animados em modelos bi ou tridimensionais e a Modelagem 3D, que é a criação de esculturas e arquiteturas digitalmente, deixando o trabalho bem parecido com a realidade.

Os resultados das criações de arte digital podem ser admirados nas telas de computadores, smartphones, tablets, televisões ou notebooks, e isso a torna extremamente acessível.

Falar de arte virtual é explorar maneiras de usar a era digital para se expressar artisticamente. À medida que a tecnologia continua a crescer rapidamente na sociedade contemporânea, a Arte a utiliza como uma possível alternativa aos meios tradicionais de criação.


Ilustrador e professor @renoirsantos. Assista um pouco do processo de uma arte digital!

Ele tem um trabalho incrível voltado para arte digital e também ministra essas aulas na Casa.

E você, já experimentou o universo da arte digital, ou tem vontade?


bottom of page