Mangá, as histórias em quadrinhos japonesas
top of page

Mangá, as histórias em quadrinhos japonesas

Atualizado: 16 de ago. de 2021

Mangá são as histórias em quadrinhos japonesas. Essa palavra é uma junção de “man” (involuntário) e “gá” (desenho), ou seja, significa literalmente “desenhos involuntários”. Sua origem é na época do Teatro das Sombras, que percorria diversos vilarejos contando lendas por meio de fantoches. Essas histórias acabaram sendo escritas e ilustradas em rolos de papel, o que deu origem às histórias em sequência, e originou o mangá.



Esse termo demorou para realmente se tornar comum. Foi só em 1814, que o artista Hokusai ajudou a firmar esse termo, com o lançamento do caderno contendo uma coleção de histórias com desenhos em sequências. Batizada de “Hokusai Mangá”, a série teve 15 volumes e teve uma enorme repercussão. A partir daí, os quadrinhos japoneses passaram a ser chamados de mangá, e esse nome efetivamente se consolidou nos anos de 1950, com as obras de Osamu Tezuka.



Os mangás possuem características muito específicas, um exemplo são as onomatopeias. O alfabeto japonês é composto por símbolos que representam som e também ideias. Então, as onomatopeias são parte da arte além de importante ferramenta na narrativa da história. O estilo dos traços também é muito característico, são marcados pelo uso de hachuras e retículas.



A ordem de leitura é bem diferente do que estamos acostumados. O mangá começa onde terminaria uma publicação ocidental, e além disso, o texto é disposto da direita para a esquerda. Outra diferença é a disposição dos quadros, os autores usam um número menor de quadros por página, o que ajuda a acelerar a narrativa, criando muitas vezes uma dinâmica que se aproxima da cinematográfica.

Os mangás são produzidos em preto e branco e publicados em papel jornal, o que torna o produto mais barato e acessível a todos os leitores!


Muitos mangás marcaram a história e hoje são considerados clássicos como ‘Astroboy’ e ‘Akira’. É muito comum nos dias de hoje que os mangás de sucesso virem animes - desenhos animados - aumentando ainda mais sua popularidade. Podemos ver isso com os clássicos Dragon Ball e Yu Yu Hakusho, e o recente Naruto.


Essa é uma arte antiga que ainda nos cativa com suas histórias e personagens. E você, acompanha mangá e tem algum favorito?




bottom of page