Você já ouviu falar sobre o artista Jean-Michel Basquiat?
top of page

Você já ouviu falar sobre o artista Jean-Michel Basquiat?

Mais conhecido como Basquiat, esse artista ficou famoso pela sua arte neo expressionista, carregada por temas políticos e sociais.

Basquiat começou como grafiteiro na adolescência, integrando uma dupla com Al Diaz. Deixavam sua arte pelas ruas de Nova York sempre com uma marca: SAMO, sigla da expressão Same Old Shit, traduzida como “a mesma m*rda de sempre”. Essa manifestação provocou um desejo de compreender os objetivos dos grafiteiros na época.




A sua arte misturava elementos como colagens, cópias xerox, palavras indecifráveis, quase como rabiscos, continham imagens da anatomia humana, retratando personagens esqueléticos e cenas da vida urbana. Ele foi um dos raros artistas negros a ter reconhecimento ainda em vida na arte, e ao notar que quase não haviam pessoas negras em pinturas, decidiu fazer delas protagonistas do seu trabalho.

Basquiat foi uma das figuras essenciais na consagração das manifestações artísticas da rua como arte. Sua obra reflete os ritmos e a vida de Nova York nos anos 70 e 80.

Ganhou visibilidade no mundo artístico em meados de 1980, quando integrou uma mostra coletiva, “The Times Square Show”, e teve uma crítica muito positiva de suas obras, principalmente de um dos críticos que era destaques do meio cultura da época, René Ricard. Sua carreira foi elevada e passa a participar de grandes exposições e leilões internacionais



O artista foi um grande amigo do nome mais conhecido da Pop Art, o Andy Warhol. Além de parceiras profissionais, Basquiat e Warhol estabeleceram uma grande amizade. Nessa época, ele para de pintar na rua e anuncia isso com a marca SAMO is dead.

O período mais próspero de sua carreira foi entre 1982-85, época em que suas telas são adquiridas e comercializadas em Zurique, Nova York, Tóquio e Los Angeles. Se tornou um artista consumido nos salões mais chiques e exclusivos de Nova York. Em 1985 tornou-se capa da revista The New York Times.

Basquiat é um grande nome da Arte Contemporânea e sua arte trouxe inovações para o universo artístico, principalmente para arte moderna.

E algumas de suas obras mais famosas ganharam um tour virtual!

Os trabalhos podem ser conferidos no site do centro de arte The Brant Foundation. Essa tour permite que os visitantes apreciem obras icônicas do Basquiat pelos quatro andares da exposição!


Vale muito a pena conferir:






bottom of page