No dia 31 de outubro é comemorado o Dia do Saci, personagem memorável do folclore brasileiro. Esse dia foi criado com o intuito de ajudar a valorizar o nosso folclore e divulgar as suas histórias e lendas que envolvem o imaginário nacional.
A data de comemoração foi concebida em 2003, e o principal objetivo é promover a cultura e tradições brasileiras.
O folclore brasileiro é marcado por sua riqueza e diversidade cultural, e uma das histórias mais conhecidas é a do Saci-Pererê, uma figura emblemática, conhecido pelas travessuras que faz ao redor da floresta.
A lenda do Saci surgiu no Sul do Brasil, em meados do séc. 18, influenciada por elementos das culturas africana e indígena. As histórias populares contavam sobre as travessuras de um pequeno índio que assustava os animais e destruía plantações.
Quando essa lenda chega ao norte do país, algumas características foram acrescentadas: o Saci passou a usar um gorro vermelho e a fumar um cachimbo, além de perder uma perna em uma luta de capoeira.
Dentre as peças que o Saci prega, as principais são que ele gosta de dar nós nas crinas e rabos dos cavalos, confundir as pessoas e os animais com assobios e de trocar os recipientes de sal pelos de açúcar nas cozinhas. Sem contar que ele costuma se locomover dentro de um redemoinho.
A lenda do Saci-Pererê é muito conhecida, inclusive vários autores da cultura brasileira já usaram em suas produções, entre eles Ziraldo, com a Turma do Pererê, e Monteiro Lobato em Sítio do Pica-pau Amarelo. E até hoje, essa história é contada de geração em geração pelo Brasil.
São 6 temas, 1 a cada 5 dias. E no final do mês, vamos sortear 3 kits!
Para concorrer aos brindes, você deve seguir a Casa Locomotiva, desenhar os 6 temas, postar no Instagram, marcar a @casalocomotiva, a @papelariauniversitaria, a @lojamonstra e usar a hashtag #desenhaçolocomotiva.
Acompanhe a lista Locomotiva, fique por dentro dos temas e comece a participar do sorteio!