Grete Stern e Dora Maar, um outro olhar sobre o Surrealismo
top of page

Grete Stern e Dora Maar, um outro olhar sobre o Surrealismo

Atualizado: 1 de out. de 2021

O Surrealismo foi um movimento artístico que nasceu em Paris no início do séc XX. Esse movimento está inserido nas vanguardas que viriam a definir o Modernismo.


A arte Surrealista nasceu com uma nova proposta estética de romper com a compreensão racional, sem diferenciação entre sonho e realidade ou entre lucidez e delírio. É um movimento que enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa, com o objetivo de produzir uma arte que, segundo os pioneiros do movimento, estava sendo destruída pelo racionalismo. Essa arte rompe com a busca pelo sentido nas representações.


Uma técnica que ficou muito conhecida nessa vanguarda foram as colagens de fotografias, feitas principalmente por mulheres. Eram representadas imagens que iam além do real e relacionavam-se com a mente inconsciente, o imaginário.


Colagens da artista Grete Stern


As fotomontagens causavam uma sensação de incômodo maior nas obras surrealistas, já que a foto nos traz a sensação de que aquilo é real. A fantasia e o questionamento da realidade é valorizado e reforçado nesse tipo de obra.


Artistas mulheres ficaram muito conhecidas nessa época, entre elas Dora Maar e Grete Stern.

As fotomontagens provocativas de Dora Maar se tornaram ícone de surrealismo. Seu olhar para o inusitado refletia em seus projetos e trabalhos comerciais. Além disso, ela assinou seu nome em vários manifestos políticos em uma época da Europa onde o clima político ficava cada vez mais difícil. Isso era um gesto radical para uma mulher naquela época.


Fotomontagens da artista Dora Maar


Grete Stern, por sua vez, trabalhava muito com a ruptura do sentido em suas fotomontagens. Ela confrontava os padrões estabelecidos pela sociedade machista da época, revelando fotos que criticavam o papel da mulher a partir de montagens de sonhos de leitoras de uma revista para mulheres da época, chamada IDILIO.



Fotomontagens da artista Grete Stern


Nas obras dessas duas artistas vemos que o surrealismo valoriza o pensamento livre e a criação de uma “realidade paralela” onde buscavam conectar e associar imagens para dar certo sentido, criando um universo com cenas irreais. Hoje em dia ainda vemos muitos artistas contemporâneos fazendo colagens nesse estilo com influências dessa época, valorizando a expressividade espontânea.


A arte surrealista foi um movimento revolucionário em todos os campos artísticos.

Quando a arte não é óbvia, ela gera questões e força a mente humana a trabalhar. Obras com mensagens mais complexas e metafóricas, ainda que representem situações aparentemente impossíveis, costumam ter propósitos claros.




Outras fotomontagens da Dora Maar




Outras fotomontagens da Grete Stern


Você já conhecia esse tipo de arte com colagem de fotografia? Compartilhe com a gente! 😉



bottom of page