top of page

Bancas Independentes e publicações artísticas

Você sabia que São Paulo é o lar de duas bancas diferenciadas onde você pode consumir produtos de artistas independentes e até expor nelas? Não? Pois bem, conheça a Banca Curva e a Banca Tatuí!





Banca Curva



A Banca Curva é um espaço para venda de publicações e criações independentes, de pequenas editoras do Brasil e da América Latina, coletivos e artistas que buscam divulgar seus trabalhos. Aberta desde março de 2018, seu acervo possui zines, livros, gravuras, cartazes, adesivos e objetos criativos.


Foi criada em 2018 pelo artista visual e educador Rodrigo Motta (@naturezamotta), que buscou levar suas experiências em feiras de arte impressas para uma antiga banca de jornal situada na Vila Buarque, região central de São Paulo. Atualmente a banca tem 75 parceiros e se tornou referência para muitos outros projetos independentes. Por conta da pandemia está abrindo apenas aos sábados das 13h às 17h. Situada na Rua Dr. Cesário Mota Júnior, 340, São Paulo - SP.

A Banca também se digitalizou e possui loja virtual. (https://www.bancacurva.com.br/)



BANCA TATUÍ e sala tatuí


A Banca Tatuí e a Sala Tatuí são locais de cultura independente no bairro de Santa Cecília, no centro de São Paulo. A iniciativa começou em 2014 com a criação da Banca Tatuí pela editora Lote 42. O espaço se diferencia por ter um ambiente interno convidativo, em que as pessoas podem se acomodar e descobrir livros independentes. Mais de 2500 publicações de cerca de 200 pequenas editoras, artistas e coletivos de todo o Brasil são distribuídas pela Banca. Também conta com material de países como Colômbia, Argentina, Suíça, Inglaterra, Chile, entre outros.


Em 2018, surgiu a Sala Tatuí, um espaço cultural e livraria com hora marcada. A Sala traz um acervo que complementa a sua irmã Banca Tatuí, localizada na mesma rua, a poucos metros. Como o espaço é maior do que os 6 metros quadrados da banca de jornal, a Sala destaca obras maiores e originais.


A Sala Tatuí também é um espaço de cursos e oficinas independentes voltadas para a criatividade, abordando o fazer do livro, edição e design. Clube de leitura, cinema, quadrinhos, oficinas de pré-impressão, teoria das cores, debates e lançamentos literários são alguns exemplos de atividades já realizadas. Desde a pandemia todas as atividades acontecem de modo virtual.




Pandemia

A Banca está fechada desde meados de março de 2020 devido a pandemia. Ainda, o espaço foi vandalizado: a porta de aço foi arrombada, teve o toldo quebrado e a fiação foi roubada. Não houve condições ainda de fazer os consertos necessários para reabrir, mas estão com planos de reforma. De março para cá, a Banca subiu todo o acervo para a Sala, atendendo somente pelo site (www.bancatatui.com.br) ou com visitas agendadas na Sala Tatuí.


Novidade!!

Há uns dias, agora no começo de julho, surgiu o puxadinho Tatuí. É uma ocupação do térreo do prédio onde está a Sala Tatuí. Neste primeiro momento, a ação acontece de segunda a sexta, das 14h às 18h. O espaço amplo e arejado permite o distanciamento físico e há também um totem com álcool em gel. O puxadinho marca o começo dos esforços de retomada do atendimento presencial da Banca Tatuí.




Curtiu o conteúdo? Fica ligado nas nossas redes que sempre estaremos atualizando :)

Commentaires


bottom of page